Infraestrutura e Recursos

Laboratórios

Os laboratórios (LIG´s) funcionam sob a responsabilidade da Secretaria Geral de Informática (SIn), da seguinte maneira e nas dependências dos prédios denominados de Aulas Teóricas (ATs), nos seguintes horários:

At2 - horários das 08h00 até as 22h45 horas, de segunda a sexta

  • Sala 40 = 30 microcomputadores amd 3.0, 1 gb ram - instalados os Programas das salas de aulas
  • Sala 46 = 30 microcomputadores amd 3.0, 1 gb ram - instalados os Programas das salas de aulas

At6 - horários das 08h00 até as 18h00 horas, de segunda a sexta

  • Sala 137 - 30 microcomputadores i5 (do ifsp) - todos os programas das Salas de aulas instalados


At3 - horários das 08h00 até as 18h00 horas, de segunda a sexta

  • Sala 51 - 24 microcomputadores amd 3.0 512 ram - instalados todos os programas das salas de aulas
  • Sala 52 - 24 microcomputadores diversos - 512 ram - instalados office e navegadores
  • Sala 53 - 24 microcomputadores diversos - 512 ram - instalados office e navegadores (fechado para acerto de patrimônios).

SIn - funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana ( não parou nenhum dia nos últimos 10 anos).

  • Sala 144 - 18 microcomputadores amd 3.0 - instalados todos os programas das salas de aulas.
  • Saguão - 18 microcomputadores - instalados o office e navegadores

Observação: todas as salas de aulas da Sin, nos horários vagos funcionam como lig´s (são 04 salas com 120 microcomputadores no total).

Conclusão : temos disponíveis para uso de alunos:

  • Uso exclusivo (lig´s) = 198 microcomputadores
  • Uso compartilhado (com aulas) = 123 microcomputadores

Observação: Contamos com uma previsão de compras de 60 novos microcomputadores no âmbito de projetos de pesquisa, que serão disponibilizados nas salas de aulas, liberando assim os microcomputadores usados para substituir os dos LIG´s.

O Laboratório Pedagógico para Formação de Professores (LPFP), localizado no Departamento de Metodologia de Ensino (DME), tem por objetivo proporcionar condições adequadas para a viabilização de atividades de ensino, extensão e de pesquisa vinculadas à formação básica, à continuada de professores e de outros agentes educativos, principalmente aquelas relacionadas à prática de ensino e ao estágio supervisionado das licenciaturas. Foi implantado em 2007 e ocupa a sala 01 do prédio do DME. Conta com equipamentos de informática, multimídia, propostas curriculares, livros didáticos, materiais didático-pedagógicos diversos etc, a saber:

  1. computadores;
  2. impressora multifuncional;
  3. câmeras filmadoras;
  4. gravadores digitais de voz;
  5. câmeras fotográficas;
  6. TV de plasma;
  7. aparelho DVD;
  8. aparelho para projeção (data-show);
  9. materiais didáticos para o ensino das diversas áreas do conhecimento, dentre elas, Ciências, Física e Matemática;
  10. livros didáticos e paradidáticos;
  11. propostas curriculares;
  12. materiais didático-pedagógicos, como, por exemplo, jogos.

Conta com um bolsista que presta auxílio aos docentes e discentes quanto à rotina de operação desses materiais didático-pedagógicos e equipamentos, assim como na edição de imagens e sons captados nas atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Departamento de Metodologia de Ensino – DME. Vale a pena ressaltar que, o LPFP não é utilizado por outras instituições.

O Laboratório de Instrumentação de Ensino (LIE) tem como finalidade criar condições para o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem, no âmbito da formação docente inicial e continuada, atividades de pesquisa e de extensão, contribuindo com a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Suas condições infraestruturais, ainda que precárias, vêm se constituindo como o espaço possível para o desenvolvimento de Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepes), projetos integrados com a comunidade, aulas, reuniões de grupos de pesquisa, entre outras atividades.

O acervo do LIE é composto por: 1 data-show, 1 computador de mesa, 1 televisor, 1 aparelho de DVD, Sala com 30 cadeiras e mesas e, 1 mesa para reunião. O Núcleo de Formação de Professores (NFP), “localizado na área de expansão norte da UFSCar, é uma Unidade Multidisciplinar de produção de conhecimento, formação e aprimoramento profissional e apoio pedagógico, que visa a integração da Universidade com os demais sistemas de ensino e contínua melhoria da qualidade da educação. O NFP tem por finalidade desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da formação de professores, integrando diferentes áreas do conhecimento e campos de atuação de forma interdisciplinar, indissociável e compatível com os princípios que regem a UFSCar”( www.nfp.ufscar.br).

Informações e Características das Salas de Aula do NFP:

  • Sala de Projetos 1: com 2 mesas, 6 cadeiras e pia.
  • Sala de Projeto 2: com 3 mesas e 3 cadeiras.
  • Sala de Projeto 3: com 2 mesas, 6 cadeiras e pia.
  • Sala de Projeto 4: com 3 mesas 3 cadeiras
  • Sala de Projeto 5: com 2 mesas, 6 cadeiras e pia.
  • Sala de Projeto 6: com mesa e 8 cadeiras.
  • Sala de Projeto 7: com 2 mesas, 6 cadeiras e pia.
  • Sala de Projeto 8: com mesa e 8 cadeiras
  • Sala de Aula 1: com 35 carteiras e 35 cadeiras, mesa e cadeira para o professor, lousa branca.
  • Sala de Aula 2: com 35 carteiras e 35 cadeiras, mesa e cadeira para o professor, lousa branca.
  • Sala de Aula 3: Sala ampla para o desenvolvimento de atividades de movimento e expressão corporal, com espelhos, aparelho de som, colchonetes,mesa, cadeiras e armários.

Laboratório Multidisciplinar: Bancadas com pia, 40 bancos de madeira, lousa branca, armários.
Laboratório de Informática: 4 mesas com 6 computadores cada, 48 cadeiras e lousa branca. Mesa, cadeira e computador para o professor. Projetor Multimídia.

Oficina: Duas bancadas, 20 bancos de madeira, torno e armários.

Recursos de informática

Estão localizados nos laboratórios (LIG´s), conforme segue abaixo:

At2 - horários das 08h00 até as 22h45 horas, de segunda a sexta

  • Sala 40 = 30 microcomputadores amd 3.0, 1 gb ram - instalados os Programas das salas de aulas
  • Sala 46 = 30 microcomputadores amd 3.0, 1 gb ram - instalados os Programas das salas de aulas

At6 - horários das 08h00 até as 18h00 horas, de segunda a sexta

  • Sala 137 - 30 microcomputadores i5 (do ifsp) - todos os programas das Salas de aulas instalados

At3 - horários das 08h00 até as 18h00 horas, de segunda a sexta

  • Sala 51 - 24 microcomputadores amd 3.0 512 ram - instalados todos os programas das salas de aulas
  • Sala 52 - 24 microcomputadores diversos - 512 ram - instalados office e navegadores
  • Sala 53 - 24 microcomputadores diversos - 512 ram - instalados office e navegadores (fechado para acerto de patrimônios).

SIn - funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana ( não parou nenhum dia nos últimos 10 anos).

  • Sala 144 - 18 microcomputadores amd 3.0 - instalados todos os programas das salas de aulas.
  • Saguão - 18 microcomputadores - instalados o office e navegadores

Observação: todas as salas de aulas da Sin, nos horários vagos funcionam como lig´s (são 04 salas com 120 microcomputadores no total).

Conclusão : temos disponíveis para uso de alunos:

  • Uso exclusivo (lig´s) = 198 microcomputadores
  • Uso compartilhado (com aulas) = 123 microcomputadores

Observação: Contamos com uma previsão de compras de 60 novos microcomputadores no âmbito de projetos de pesquisa, que serão disponibilizados nas salas de aulas, liberando assim os microcomputadores usados para substituir os dos LIG´s.

Na biblioteca há, ainda 101 computadores.

Biblioteca

Equipamentos e Rede Física

  • Microcomputadores completos: 101
  • Impressoras: 17
  • Torre de CD-ROM: 0
  • Scanners HP: 04
  • Coletores de códigos de barras a laser: 02
  • No-break: 13
  • Catracas eletrônicas: 02
  • Servidores de sistema de segurança: câmeras de vídeo: 03
  • Servidores WEB: 02
  • Roteador: 01
  • Servidor Repositório Institucional (conceção do IBICT): 01
  • Portal 3M para segurança: 02
  • Pontos de Rede: 200
  • Barramentos de fibra ótica: 08
  • Switch 3300 FX 8 portas (fibra ótica): 01
  • Switch 3300 24 portas: 06
  • Switch 3300 12 portas: 03
  • Switch 1000 12 portas: 01


Dados gerais (número de livros e áreas nas quais eles se concentram):

  • Total de títulos de livros (por área do conhecimento) do SiBi-UFSCar PROC. TÉCNICO: Títulos X Área do Conhecimento: 147067
  • Acervo em Ciências Exatas: 19850
  • Acervo em Ciências Biológicas: 6101
  • Acervo em Engenharias: 10772
  • Acervo em Ciências da Saúde: 15661
  • Acervo em Ciências Agrárias: 6499
  • Acervo em Ciências Sociais Aplicadas: 16818
  • Acervo em Ciências Humanas: 38892
  • Acervo em Linguística, Letras e Artes: 32167
  • Acervo em Multidisplinar: 307

SIBI    

  • Total de exemplares de livros (por área do conhecimento)do SiBi-UFSCar  PROC. TÉCNICO: Exemplares X Tipo de Acervo - Área do
  • Conhecimento: 227996
  • Acervo em Ciências Exatas: 43553
  • Acervo em Ciências Biológicas: 5950
  • Acervo em Engenharias: 16671
  • Acervo em Ciências da Saúde: 15718
    Acervo em Ciências Agrárias: 10441
  • Acervo em Ciências Sociais Aplicadas: 28567
  • Acervo em Ciências Humanas: 61588
  • Acervo em Linguística, Letras e Artes: 44844
  • Acervo em Multidisplinar: 664

Indicadores Técnicos

  • Acervo de Periódicos BCo: 4.144 tít.
  • Acervo de Periódicos BSCA: 1.070 tít.
  • Acervo de Periódicos BSo: 88 tít.
  • Acervo BDTD-UFSCar: 4.110 tít.

Indicadores de Infra-Estrutura

  • Área total construída: 6.000 m²
  • Área do Acervo: 2.221,52m²
  • Área do Usuário: 1.299,31m²
  • Área de Exposição Piso 1
  • Área de Leitura Livre Piso 1 hall
  • Área Múltiplo Uso Piso 2: 180 m²
  • Assentos: 3130
  • Postos de Leitura: 780
  • Postos de Atendimento: 05
  • Cabines de Estudo Individual: 15
  • Cabines de Estudo em Grupo: 22
  • Sala de Treinamento: 01 sala equipada com 20 computadores
  • Estantes: 1.323
  • Espaços de Estudos da BCo (externa) AT-3
  • cabines individuais: 24
  • sala de estudo em grupo: 104 lugares (total): 06 (uma sala é cedida ao Programa do Deptº de Psicologia - Pró-Estudo coord. Profa. Ana Lucia Cortegoso).

Indicadores de Recursos Humanos

  • Técnicos administrativos: 30
  • Bibliotecários: 16
  • Estagiários: 23
  • Bolsistas: 03
  • Serviços terceiros guardadores de livros: 03
  • TOTAL: 75