Solidariedade, nucleação e visibilidade
A proposta de um curso de Mestrado Profissional em Educação, com as características anteriormente apresentadas, surge da necessidade de dar continuidade, em nível de pós-graduação, a um movimento permanente de reflexões e investigações sobre as relações existentes entre a práxis e a formação de professores, envolvendo a Educação Básica, empreendido pelo grupo de professores proponentes. Tal movimento foi iniciado desde 2009, a partir das ações que estão sendo empreendidas nos âmbitos dos programas: PIBID-UFSCar, OBEDUC-UFSCar, PRODOCÊNCIA-UFSCar, financiados pela Capes e da pesquisa que está em desenvolvimento sobre o Estágio Supervisionado, financiada pelo CNPQ (Edital Universal 2011).
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, (PIBID/UFSCar - CAPES) tem como um de seus objetivos articular ações envolvendo licenciandos, docentes da UFSCar e professores de escolas básicas. Dessa forma, o programa é considerado espaço de investigação tanto para os licenciandos quanto para os professores da Escola Pública envolvidos.
Atualmente, está composto por 20 licenciaturas, a saber: Biologia (Araras, São Carlos e Sorocaba); Educação Física (São Carlos); Educação Musical (São Carlos); Física (Araras, São Carlos e Sorocaba); Filosofia (São Carlos); Geografia (São Carlos); Letras (São Carlos); Matemática (São Carlos e Sorocaba); Pedagogia (São Carlos e Sorocaba); Pedagogia à distância (polos de Jales e São José dos Campos) e Química (Araras, São Carlos e Sorocaba). Envolve cerca de uma centena de professores da Educação Básica, sendo 48 supervisores com bolsa; aproximadamente 3 mil estudantes da Educação Básica, de 15 escolas públicas, sendo 9 municipais e 6 estaduais; 260 licenciandos bolsistas, selecionados nos cursos de licenciaturas oferecidas nos 3 campi da UFSCar (Araras, São Carlos e Sorocaba); e, ainda, cerca de 50 docentes da Universidade, envolvidos direta e indiretamente com essas licenciaturas.
Aqui, constata-se a necessidade de investimentos na formação profissional de professores de forma que estes tenham a oportunidade de desenvolverem pesquisas, de cunho interdisciplinar, “com” os licenciandos e pesquisadores da Universidade.
A pesquisa intitulada “Produtos educacionais no Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática: itinerários de desenvolvimento, implementação e avaliação, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade”, que está sendo desenvolvida no âmbito do OBEDUC-UFSCar insere-se no Eixo temático: Educação Continuada (Formação de professores de Física e de Matemática), área de Investigação: Abordagens multidisciplinares de áreas de conhecimentos afins. Tem como objetivo principal a caracterização, o desenvolvimento e implementação de “produtos educacionais”, articulando a formação de mestrandos, professores e licenciandos numa rede investigativa participante situada tanto em escolas de São Carlos quanto na Universidade (Graduação e Pós-Graduação).
A pesquisa envolve licenciandos, professores da Educação Básica e mestrandos matriculados tanto no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências exatas (PPGECE), especialmente aqueles que atuam na rede pública (estadual e/ou municipal). Aqui, os professores desenvolvem investigações que problematizam as situações didáticas próprias das salas de aula que conduzem. Em quatro anos, o OBEDUC-UFSCar contribuirá com a formação de Mestres.
O PRODOCÊNCIA-UFSCar é outro programa no qual parte do grupo proponente participa, ministrando Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, as ACIEPEs. Tais atividades são definidas enquanto:
- Uma experiência educativa, cultural e científica que, articulando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e envolvendo professores, técnicos e alunos da UFSCar, procuram viabilizar e estimular o seu relacionamento com diferentes segmentos da sociedade e atendem às demandas dos estudantes de licenciatura da UFSCar, em processo de avaliação realizado no Programa Prodocência DEB/CAPES/MEC, por experiências de ensino em espaços não formais (PROEX-UFSCar, 2012).
- Além dos programas citados acima, vale a pena ressaltar que, a parceria entre a Universidade e as Escolas está sendo ampliada através do projeto de pesquisa intitulado: “O Estágio Supervisionado enquanto espaço para construção de identidade profissional: desafios da formação inicial para a docência”.
Por meio desse projeto (...) um grupo interdisciplinar de formadores de professores, do Departamento de Metodologia de Ensino invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão da disciplina Estágio Supervisionado na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da UFSCar no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos (CALDEIRA ET AL, 2011, p. 01). - As reflexões sobre as ações desenvolvidas pela equipe proponente, em parceria com as escolas, a partir dos programas e projeto supracitados foram determinantes para que este programa começasse a ser gestado. Dessa forma, a proposta do Mestrado Profissional em Educação, da UFSCar prevê o desenvolvimento de pesquisas, pelos professores da Educação Básica, que tenham como ponto de partida as situações didáticas das salas de aula. Os professores terão oportunidade de teorizar sobre a prática que ministram e, praticarem a teoria em que acreditam.