Integração com a Sociedade/ Mercado de trabalho
Os cursos oferecidos pela UFSCar, em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais, têm buscado, em seus projetos pedagógicos, a flexibilização de seu currículo, oferecendo aos alunos, sob o princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, uma formação ampla e comprometida com questões sociais, o que resulta em um perfil de profissional com amplas perspectivas, capaz de atuar de forma interdisciplinar.
A relevância de uma proposta de Programa de Mestrado Profissional em Educação, que visa à continuidade de formação de professores já atuantes em diferentes áreas do conhecimento, consiste na possibilidade de articulação entre ensino superior e educação básica, resultando em benefícios de um aprendizado mais reflexivo para professores em exercício e em propostas metodológicas e de inovações pedagógicas para as escolas nas quais os envolvidos atuam.
Nesta perspectiva, o Mestrado Profissional em Educação pretende favorecer a melhor compreensão, por parte dos professores em exercício, dos princípios epistemológicos que sustentam suas ações, possibilitando uma ratificação de suas práticas, com maior consciência, ou uma reformulação das práticas; suscitando, como impacto a curto e médio prazo, a proposição de abordagens didáticas mais comprometidas e situadas sócio-historicamente e a elaboração de materiais e recursos didáticos inovadores, com otimização de tecnologias.
O impacto, a longo prazo, que um curso dessa natureza poderá favorecer é uma postura de maior valorização do magistério e da profissão docente e de melhor compreensão sobre aspectos vivenciados nos processos de ensino-aprendizagem nas escolas da educação básica, além de novas reflexões e teorizações.
A criação de um Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, no Centro de Educação e Ciências Humanas, na UFSCar, constitui-se, portanto, como um mecanismo de política pública, no âmbito da profissionalização docente, à medida que integra a graduação, a pós-graduação e o sistema educacional.
Há de se ressaltar ainda que, o programa que está sendo proposto possibilita o desenvolvimento de pesquisas “com” os professores, a partir de situações didáticas situadas, contextualizadas e de caráter interdisciplinar, estabelecendo assim, a tão necessária parceria entre Universidade e Escola, de forma que, os professores da Educação Básica possam ser reconhecidos socialmente enquanto produtores de conhecimento. Ao mesmo tempo, a Escola pode ser também reconhecida como mais um lócus de produção de conhecimentos e formadora de professores. Ou seja, o programa se fundamenta em três ideias centrais: desenvolvimento de investigações de cunho interdisciplinar; desenvolvimento de investigações que sejam desenvolvidas em parceria, entre a Universidade e a Escola e, o reconhecimento social de que o professor é produtor de conhecimentos relacionados às práticas educativas que ocorrem em espaços formais e não formais.