2016

Capítulos de livros publicados

  • ABREU, A. S. C. ; GREGOLIN, I. V. ; FERREIRA, L. C. . Arriscando-se na escrita. In: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza;Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil. (Org.). Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar ? algumas contribuições. 1ed.São Carlos: Editora Compacta, 2016, v. 1, p. 20-32.
  • ABREU, A. S. C.; GREGOLIN, I.V. ; FERREIRA, L.C. . Aciepe Arriscando-se na escrita. In: M. H. A. de O. e Souza; M. S. C. de A. Gil.. (Org.). Diversificando Caminhos da Formação de Professores na UFSCar - algumas contribuições. 1ed.Sao Carlos: Compacta, 2016, v. 1, p. 45-56.
  • BONIFACIO, S. ; VERRANGIA, Douglas . A Lei 10.639/03 e a alfabetização: contribuições para um processo de leitura crítica, de textos e do mundo. In: Denise Carreira; Allyne Andrade e Silva. (Org.). Educação das Relações Raciais balanços e desafios da implementação da lei 10639/2003. 1ed.São Paulo: Ação Educativa-EEd/Pão para o mundo, 2016, v. 1, p. 84-119.
  • BRETONES, Paulo Sergio. Ensinando Astronomia na formação de professores. In: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza e Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil. (Org.). .) Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar. Algumas contribuições. 1ed.São Carlos: Compacta Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 143-158.
  • CAMPOS, D. A.; MELLO, Maria Aparecida . Valeria S. Mukhina: teoria do desenvolvimento historico e ontogenético das unidades estruturais de auto-consciência. In: Roberto Valdés Puentes; Andréa Maturano Longarezi. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 1ed.Uberlandia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2016, v. 3, p. 267-293.
  • GRANDO, B. S. ; PINHO, V. A. ; TOMAZZETTI, C. M. . Da formação e da escola: contribuições das prática educativas para a percepção das relações ético-raciais na educação infantil. In: Silvia Rosa da Silva Zanolla; TAdeu João Ribeiro Baptista. (Org.). Educação, Cultura, Diversidade e Formação. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. 01, p. 13-36.
  • MEGID, M. A. A. ; NACARATO, A. M. ; PASSOS, C. L. B. ; FIORENTINI, D. ; GRANDO, R. C. ; MISKULIN, R. G. S. ; COELHO, M.A.V.M.P ; GAMA, R. P. ; CRISTOVAO, E. M. ; CRECCI, V. ; LIMA, R. C. R. ; COSTA, M. C. . Mapeamento da pesquisa paulista sobre o professor que ensina matemática: aspectos físicos e tendências metodológicas e temáticas. In: Dario Fiorentini; Cármen Lúcia Branglion Passos; Rosana Catarina Rodrigues de Lima. (Org.). Mapeamento da pesquisa paulista sobre o professor que ensina matemática: aspectos físicos e tendências metodológicas e temáticas. 1ed.Campinas: Faculdade de educação da UNICAMP, 2016, v. 1, p. 107-175.
  • NACARATO, A. M. ; PASSOS, C. L. B. ; CRISTOVAO, E. M. ; MEGID, M. A. A. ; GAMA, R. P. ; COELHO, M.A.V.M.P . Tendências das pesquisas brasileiras que têm o professor que ensina matemática como campo de estudo: uma síntese dos mapeamentos regionais. In: Dario Fiorentini; Cármen Lúcia Branglion Passos; Rosana Catarina Rodrigues de Lima. (Org.). Tendências das pesquisas brasileiras que têm o professor que ensina matemática como campo de estudo: uma síntese dos mapeamentos regionais. 1ed.Campinas: Faculdade de educação da UNICAMP, 2016, v. 1, p. 319-350.
  • PINHO, V. A. ; GRANDO, B. S. ; TOMAZZETTI, C. M. . Da Educação do Corpo na Diversidade Étnica e Cultural Brasileira: as práticas pedagógicas interculturais na Educação Física. In: Silvia Rosa da Silva Zanolla;Tadeu João Ribeiro Baptista. (Org.). Educação, Cultura, Diversidade e Formação. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2016, v. 01, p. 01-15.
  • RINK, Juliana; MEGID NETO, J. . Research on Higher Education for Sustainable Development: trends of the environmental education academic research in Brazil (1987-2009). In: Matthias Barth; Gerd Michelsen; Marco Rieckmann; Ian Geoffrey Thomas. (Org.). The Routledge Handbook of Higher Education for Sustainable Development. 1ed.Londres: Routledge, 2016, v. 1, p. 362-370.
  • SANTOS, T. S. ; SOUSA, M. C. . Do aprender ao aprender ensinar geometrias: unidade entre o ensino e a aprendizagem. In: Talita Secorun dos Santos; Fábio Alexandre Borges. (Org.). Pesquisas em Educação Matemática: implicações para o ensino. 1ed.Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná (Unespar), 2016, v. , p. 59-80.
  • SOUSA, M. C.. Reflexões de Professores da Educação Básica que Ensinam Matemática sobre suas Práticas Educativas durante o Desenvolvimento de Atividades de Ensino e de Pesquisa. In: Tarsis de Carvalho Santos; Silvia Leticia Costa Pereira Correia. (Org.). Diálogos e interlocuções: experiências e práticas pedagógicas na América Latina. 01ed.Bahia: Geotec/Uneb, 2016, v. 01, p. 01-12.
  • SOUSA, M. C.. Repensando o Ensino de Matemática na Educação Básica. In: Paulo Sérgio Teixeira do Prado; João dos Santos Carmo. (Org.). Diálogos sobre ensino-aprendizagem da matemática: abordagens pedagógica e neuropsicológica. 1ed.Marília: Cultura Acadêmica, 2016, v. , p. 15-41.
  • SOUSA, M. C.; BAROSTICHI, R. F. . Desempacotando a Matemática na formação de professores. In: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza; Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil. (Org.). Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar: algumas contribuições. 1ed.São Carlos: Compacta Gráfica e Editora, 2016, v. , p. 159-176.
  • Souza Neto, Samuel ; Silva, M ; Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda . (Edição Brasileira) Formação do professor de educação física: perspectiva da socialização profissional.. In: RESENDE, R.; ALBUQUERQUE, A.; GOMES, R.. (Org.). Formação e Saberes em Desporto, Educação Física e Lazer.. 1ed.Petrópolis: VOZES, 2016, v. 1, p. 313-341.
  • TAVARES, D. ; SANTOS, Mariana dos ; FREITAS, D. . A escolha da carreira docente: as vozes dos licenciandos da área de Ciências da Natureza. In: Silvia Nogueira Chaves; Carlos Aldemir Farias da Silva; Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Cultura e Subjetividade: perspectivas em debate. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. 0, p. 243-261.
  • TOMAZZETTI, C. M.; SILVA, I. F. . Por uma filosofia da educação infantil: a infância e suas crianças. In: Beleni Saléte Grando; Diana Carvalho de Carvalho; Tatiane Lebre Dias. (Org.). CRIANÇAS - INFÂNCIAS, CULTURAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2ed.Cuiabá-Florianópolis: EdUFMT/NUP-UFSC, 2016, v. 01, p. 105-125.
  • VERRANGIA, Douglas. El abordaje de las relaciones entre cultura, educación y agroecologia desde una perspectiva étnica. In: Gozalbo, M.E.; Nuñez, L. A.. (Org.). Huertos EcoDidácticos, compartiendo experiencias educativas en torno a huertos ecológicos. 01ed.Soria: Jolube Editorial, 2016, v. 01, p. 53-60.
  • VILELA, D.. Alianças e tensões no campo da matemática: as licenciaturas da USP São Carlos. In: Alianças e tensões no campo da matemática: as licenciaturas da USP São Carlos. (Org.). Anais do V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 1ed.: Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM; Fundação Araucária, UEL, Londrina, PR, 2016, v. 1, p. 25-42.
  • VILELA, D.. Filosofia da matemática e teoria dos números transfinitos de Georg Cantor: uma abordagem para o campo educacional. In: Vilela, Denise; Monteiro, Alexandrina.. (Org.). Paradoxos do Infinito e os limites da linguagem. 1ed.Sao Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 87-127.

Artigos completos publicados em periódicos

  • TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA; LÖFFLER, DALIANA . Os sentidos de alfabetizar na pré-escola: algumas reflexões. Perspectiva (UFSC), v. 33, p. 201-230, 2016.
  • TOMAZZETTI, C. M.; ONOFRE, M. R. . A CONTRIBUIÇÃO DOS DIÁRIOS E PORTFÓLIOS NO PROCESSO DE REFLEXÃO CRÍTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 30, p. 1516-1.518, 2016.
  • BOROWSKY, H. G. ; MARAFIGA, A. W. ; LOPES, A.R.L.V. ; TOMAZZETTI, C. M. . Infância e Matemática: aprendendo sobre medidas de comprimento. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. 744-764, 2016.
  • TOMAZZETTI, C. M.; PALAURO, M. M. . Datas comemorativas na educação infantil: quais sentidos na prática educativa?. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 2, p. 150-164, 2016.
  • MARQUES, JOANA BRÁS VARANDA ; DE FREITAS, DENISE . Mapping the future of non-formal education and the scientific dissemination of astronomy in Brazil: A Delphi study. Policy Futures in Education (Online), v. 14, p. 1153-1181, 2016.
  • BOGADO, ADRIANA MARCELA ; FREITAS, DENISE DE . A reconstrução de memórias da alimentação na formação inicial de professores de ciências: um reencontro com saberes, sabores, aromas e afetos. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 670-689, 2016.
  • VILELA, D.. Etnomatemática e virada linguística: práticas educacionais. Boletim LABEM, v. 7, p. 49-59, 2016.
  • VILELA, D.; COSTA, D. S. . Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística. REVEMAT, v. 11, p. 96-116, 2016.
  • Recco, Kethylin Viotto ; Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda ; Souza Neto, Samuel . O trabalho docente na Educação Infantil: os desafios do processo de profissionalização do ensino. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 21, p. 453-479, 2016.
    VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações.. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 20, p. 79-103, 2016.
  • AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCO ; LEANDRO, CLEITON SILVA ; FALCÃO, PAOLA THAÍS SPOLAÔR ; BERTOLIN, RENAN VILELA ; MARQUES, CLELIA MARA DE PAULA ; ZANON, DULCIMEIRE APARECIDA VOLANTE . Contribuição da Escrita Reflexiva à Reelaboração de Saberes: Olhares de Licenciandos Participantes do PIBID Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 38, p. 54-59, 2016.
  • GREGOLIN, I. V.. Tecnologias para inverter a sala de aula: possibilidades do Currículo + para o ensino de língua espanhola em São Paulo. Entrelinguas, v. 2, p. 179-189, 2016.
  • INK, Juliana. A inserção da temática ambiental na educação superior.. SODEBRÁS, v. 10, p. 30-36, 2016.
  • GOMES, L. R.. Dossiê: O mundo de Pedro Goergen - O diálogo como fundamento político da democracia. Filosofia e Educação, v. 8, p. 27-43-43, 2016.
  • SISLA, H. C. ; ONOFRE, M. R. . Potencialidades de registro escrito sobre a própria prática de licenciandas do curso de Pedagogia participantes do PIBID UFSCar. Linha Mestra, v. 1, p. 1436-1441, 2016.
  • TOMAZZETTI, C. M. ; ONOFRE, M. R. . A contribuição dos diários e portfólios mo processo de reflexão crítica no campo de estágio. Linha Mestra, v. 1, p. 1516-1518, 2016.
  • ONOFRE, M. R.; MARTINS, A. O. . A creche como campo de formação: analisando a parceria entre escola e universidade e os reflexos desse processo para a profissionalização das professoras da educação infantil. DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, v. 18, p. 46-58, 2016.
  • SOUSA, M. C.. Escritas reflexivas de professores que ensinam Matemática enquanto desenvolveram produtos educacionais, coletivamente. Zetetiké (on line), v. 24, p. 43-58, 2016.
  • JACOMELLI, C. V. ; SOUSA, M. C. . Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 819-837, 2016.
  • PANOSSIAN, M. L. ; SOUSA, M. C. ; MOURA, M. O. . CONCEPTUAL NEXUSES OF ALGEBRAIC KNOWLEDGE: A STUDY FROM THE STARTING POINT OF THE HISTORIC AND LOGICAL MOVEMENT. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 6, p. 36-53, 2016.
  • SANTOS, T. S. ; SOUSA, M. C. . A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em geometrias. Revista NUPEM (Online), v. 8, p. 101-119, 2016.
  • BEDAQUE, PAULO ; BRETONES, PAULO SERGIO . Variação da posição de nascimento do Sol em função da latitude. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) , v. 38, p. e3307-1-e3307-11, 2016.
  • BRETONES, PAULO SERGIO; JAFELICE, L. C. ; HORVATH, J. E. . Ten Years Of Latin-American Journal Of Astronomy Education RELEA: Achievements And Challenges For International Astronomy Education Development. Journal of Astronomy & Earth Sciences Education (JAESE), v. 3, p. 110-124, 2016.
  • SLATER, S. J. ; TATGE, C. B. ; BRETONES, Paulo Sergio ; SLATER, T. F. ; SCHLEIGH, S. P. ; MCKINNON, D. ; HEYER, I. . iSTAR First Light: Characterizing Astronomy Education Research Dissertations In The iSTAR Database. Journal of Astronomy & Earth Sciences Education, v. 3, p. 125-140, 2016.
  • BEDAQUE, P. ; BRETONES, Paulo Sergio . Posição do nascer do Sol no horizonte. A Física na Escola (Online), v. 14, p. 31-35, 2016.
  • GAMA, R. P.; NAKAYAMA, B. C. M. S. . Rede colaborativa de professores que ensinam matemática: articulando ensino, pesquisa e extensão. Zetetiké (on line), v. 24, p. 59-74, 2016.
  • GAMA, R. P.. Alguns desafios na condução dos estágios nos cursos de licenciatura. LAPLAGE EM REVISTA, v. 2, p. 69-77, 2016.
  • SOUZA, A. G. R. ; NAKAYAMA, B. C. M. S. ; GAMA, R. P. . Formação de Professores que Ensinam Matemática: um Olhar para o Processo Formativo das Práticas dos Licenciandos. Educação Matemática em Revista, v. 49, p. 69-77, 2016.
  • SANCHES, ANA PAULA RODRIGUES ; GAMA, RENATA PRENSTTETER . O MAL-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS. LAPLAGE EM REVISTA, v. 2, p. 149-162, 2016.