Apresentação
O Programa de Mestrado Profissional em Educação visa desenvolver a formação acadêmica situada na prática profissional de docentes que atuam nas diversas áreas de conhecimento, capacitando-os para atuarem de forma significativa na sociedade.
Nesta perspectiva, pretende favorecer a melhor compreensão, por parte dos professores em exercício, dos princípios epistemológicos que sustentam suas ações, possibilitando uma ratificação de suas práticas, com maior consciência, ou uma reformulação das práticas, suscitando, como impacto a curto e médio prazo, a proposição de abordagens didáticas mais comprometidas e situadas sócio-historicamente e a elaboração de materiais e recursos didáticos inovadores, com otimização de tecnologias.
O desenvolvimento de pesquisas “com” os professores, a partir de situações didáticas situadas, contextualizadas e de caráter interdisciplinar, objetiva estabelecer parcerias entre Universidade e Escola, de forma que os professores da Educação Básica possam ser reconhecidos socialmente enquanto produtores de conhecimento e, ao mesmo tempo, a Escola possa ser também reconhecida como mais um lócus de produção de conhecimentos e formadora de professores.
As investigações desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, pelos professores da Educação Básica, contemplam os fundamentos históricos, epistemológicos, filosóficos e metodológicos que se apresentam nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem nos espaços educativos formais e não formais.
A Linha de Pesquisa central do Programa, denominada Processos educativos – Linguagens, Currículo e Tecnologias, é conduzida pelas diversas linguagens, uma vez que se pretende produzir conhecimentos teóricos sobre situações didáticas nas áreas de atuação dos professores da Educação Básica, estudos referentes aos processos educativos, bem como sobre currículo, tecnologias e formação.