2014

Capítulos de livros publicados

  • ABREU, Ana Silvia Couto de; SANTOS, W. R. B. . Mídia e profissão docente - a falta marcada. In: PATTI, A.R. et al. (Org.). Textecendo discursos na contemporaneidade. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2014, v. 1, p. 179-196.

Artigos completos publicados em periódicos

  • ABREU, Ana Silvia Couto de. Entre Técnica e Risco - O Ensino e suas Discursividades. Entremeios, v. 9, p. 1-5, 2014.
  • ABREU, Ana Silvia Couto de. Política de acesso aberto e tramas jurídicas: Uma análise discursiva de projetos e decretos em tramitação. Cadernos BAD - Revista da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, v. 2, p. 67-76, 2014.
  • BOZZINI, I. C. T. ; FREITAS, D. . O trabalho coletivo na escola pública: três estudos sobre o HTPC/ATPC. Interciência e Sociedade, v. 3, p. 60-71, 2014.
  • BRETONES, Paulo Sergio. Atividades Didáticas de Astronomia em Escolas Municipais: palestras, relógios de Sol e Sistema Solar em escala. In: LONGHINI, M. D.. (Org.). Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas. 1ed.Campinas: Átomo, 2014, v. 1, p. 401-422.
  • BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, M. . Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua. Alexandria (UFSC), v. 7, p. 23-47, 2014.
  • CAMARGO, A. R. L. ; ABREU, Ana Silvia Couto de . Escritas sobre escritas: Fanfics e processos de autoria. Aled Brasil - Trabalhos Completos, v. 1, p. 1-9-9, 2014.
  • CAMPOS, D. A.; INDALECIO, A. B. . Educação Física e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC: atitudes de professores imigrantes e nativos digitais frente aos recursos tecnológicos aliados à prática docente. Revista Brasileira de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana, v. 4, p. 64-71, 2014.
  • CAMPOS, D. A.; MELLO, Maria Aparecida . A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PROBLEMÁTICA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 7, p. 6-18, 2014.
  • CAMPOS, D. A.; MELLO, Maria Aparecida . Bases Conceituais da Obra de A. V. Petrovsky: Implicações nos Processos de Ensinar e Aprender na Escola. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. 2ed.Uberlândia: EDUFU, 2014, v. , p. 263-281.
  • CAMPOS, D. A.; MELLO, Maria Aparecida . Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 07, p. 3-5, 2014.
  • CRUZ, E. M. R. ; CINQUETI, H.C.S. ; ONOFRE, M. R. . Formação inicial de professores: vivências e reflexões. In: Eliana Marques Ribeiro Cruz; Heloisa Chalmers Sisla; Márcia Regina Onofre. (Org.). PIBID e processos formativos: o início da docência na formação inicial. 1o.ed.Curitiba: Appris, 2014, v. , p. 00-.
  • DORETTO, Vitoria F. ; ABREU, Ana Silvia Couto de . Gestão de Autoria: Funcionamento discursivo do CLUBE DE A UTORES. Aled Brasil - Trabalhos completos, v. 1, p. 1-9, 2014.
  • FONOLLEDA, M. ; FABRICIO, T. M. ; FREITAS, D. . La escuela y la ciudad en conexión: un análisis de la perspectiva escalar con profesores en formación. Interaccoes, v. 31, p. 198-218, 2014.
  • FONSECA, A.G. ; VILELA, D. . Livros Didáticos e Apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 28, p. 557-579, 2014.
  • GALIZIA, F. S.; LIMA, E. F. . Ensino superior de Música: levantamento e análise da produção veiculada na Revista da Abem (1992-2013). Revista da ABEM, v. 22, p. 77-93, 2014.
  • GOMES, L. R.. A perspectiva crítica e emancipatória da Teoria Crítica da Educacao: reflexoes a partir de pesquisas recentes no Brasil e na Alemanha. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, v. 6, p. 167-178, 2014.
  • GOMES, L. R.. Jürgen Habermas: ação comunicativa, esfera pública e educação. In: Marcos Francisco Martins; Ascísio Reis Pereira. (Org.). Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos. 1ed.São Carlos: EDUFSCAR, 2014, v. 1, p. 447-460.
  • GOMES, L. R.. O diálogo como fundamento político da democracia. In: Mühl, Eldon Henrique; GOMES, Luiz Roberto; Zuin, Antonio Álvaro Soares. (Org.). Teoria Crítica, Filosofia e Educação. 1ed.Maringá PR e Passo Fundo RS: EDUEM e EDUPF, 2014, v. 1, p. 73-88.
  • Lacerda Neto, Jurandyr C. N. ; TEDESCHI, W. ; SILVA, G. H. . Elaboração e aplicação de uma situação do cotidiano no ensino da matemática financeira para alunos do ensino fundamental. Sinergia (CEFETSP), v. 15, p. 32, 2014.
  • LEITE, C. ; BRETONES, Paulo Sergio ; LANGHI, R. ; BISCH, S. M. . Astronomia na educação básica: o ensino de astronomia no Brasil colonial, os programas do Colégio Pedro II, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a formação de professores. In: Oscar T. Matsuura (Org.). (Org.). História da Astronomia no Brasil (2013). 1ed.Recife: MAST/MCTI, Cepe Editora e Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2014, v. 1, p. 542-585.
  • LOPES, B. P. ; MARQUES, J. B. V. ; FREITAS, D. . Percepção Pública da Ciência e sua relação com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC): Um estudo sobre o Município de São Carlos- SP. Revista do Edicc, v. 2, p. 144-154, 2014.
  • NAKAMURA, Adria R. L. ; ABREU, Ana Silvia Couto de . Sentidos de abertura em um repositório educacional de livre acesso. ALED BRASIL - Trabalhos Completos, v. 1, p. 1-10, 2014.
  • NOVARETTI, D. M. ; RINK, Juliana . Educação ambiental como estratégia de prevenção à dengue no entorno de uma área de preservação em Várzea Paulista/SP. In: Juliana Rink; André da Silva Conceição. (Org.). Gestão ambiental: estudos e práticas. 1ed.Jundiaí - SP: UniAnchieta, 2014, v. 1, p. 7-22.
  • OLIVEIRA, M. W. ; RIBEIRO JUNIOR, D. ; VERRANGIA, Douglas ; SOUSA, F. R. ; VASCONCELOS, V. O. . Pesquisando Processos Educativos em Práticas Sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. In: Maria Waldenez de Oliveira; Fabiana Rodrigues de Sousa. (Org.). Processos Educativos em Práticas Sociais. 01ed.São Carlos: EdUFSCar, 2014, v. 1, p. 113-142.
  • OLIVEIRA, R.M.A.de ; GAMA, R. P. . Desenvolvimento Profissional docente e narrativas. Revista FAEEBA, v. 41, p. 205-222, 2014.
  • PILLA, A. ; GREGOLIN, I. V. . Algumas percepções sobre a relação língua e cultura em propagandas de escolas de idiomas. Revista Desempenho, v. 1, p. 1-13, 2014.
  • Prates, U. ; SOUSA, M. C. . Atividade orientadora de ensino: contribuições para o desenvolvimento de um jogo computacional. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 8, p. 136-156, 2014.
  • RODRIGUES, C. ; FREITAS, D. . A educação física diante do acontecimento ambiental: perspectivas no âmbito da pesquisa acadêmica e do ensino superior. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 75-96, 2014.
  • SANTOS, R. B. R. ; GREGOLIN, I. V. . Língua espanhola em diferentes espaços da escola: experiências e reflexões no âmbito do PIBID UFSCar.. In: Rosa Brasil; Valdemir Miotello. (Org.). O fora da escola: dinâmicas educacionais em vivências no cotidiano. 1ed.Belém: L&A Editora, 2014, v. 1, p. 7-289.
  • SILVA, M. D. ; FREITAS, D. . A ambientalização na formação inicial de professores: o que pensam os futuros docentes. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 1-15, 2014.
  • SOUSA, M. C.. A Linguagem Matemática e a Criança Pequena. In: Alessandra Arce. (Org.). O trabalho pedagógico com crianças de até três anos. 1ed.Campinas: Alínea, 2014, v. , p. 57-78.
  • SOUSA, M. C.. Grupo de Pesquisa: ?Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade?. In: Marcos Antonio Gonçalves Júnior; Eliane Matesco Cristovão; Rosana Catarina Rodrigues de Lima. (Org.). Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática: repensar a formação de professores é preciso!. 01ed.Campinas: FE/Unicamp, 2014, v. , p. 127-135.
  • SOUSA, M. C.. O ensino de Matemática da Educação Básica na perspectiva lógico-histórica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, p. 60-83, 2014.
  • SOUSA, MARIA DO CARMO DE. Quando professores que ensinam matemática estão em atividades de pesquisa. Ciência & Educação, v. 20, p. 917-935, 2014.
  • TEIXEIRA, O. I. ; ABREU, Ana Silvia Couto de . Propostas curriculares para a educação de jovens e adultos (EJA): rastros de silenciamentos. ALED BRASIL - Trabalhos Completos, v. 1, p. 1-10, 2014.
  • Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda; CYRINO, M. ; BENITES, L. C. ; SANCHES NETO, L. ; ARNOSTI, R. P. ; ANANIAS, E. V. ; Souza Neto, Samuel . Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 273-292, 2014.
  • VERRANGIA, Douglas. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Interaccoes, v. 10, p. 02-27, 2014.
  • VERRANGIA, Douglas. MULTICULTURALISMO, RELACIONES ETNORACIALES Y ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS: ALGUNOS DESAFÍOS. In: Carlos Javier Mosquera. (Org.). Miradas contemporáneas en educación : algunos puntos clave para el debate. 02ed.Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2014, v. 02, p. 13-25.
  • VERRANGIA, Douglas. O ensino de Ciências e as relações étnicorraciais: alguns desafios para a compreensão de si e do mundo. In: Ana Cléa Moreira Ayres; Mariana Cassab; Daniele Lima-Tavares. (Org.). Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. 01ed.Curitiba - PR: Prismas, 2014, v. 01, p. 101-122.
  • VERRANGIA, Douglas. Os cursos pré-vestibulares populares enquanto espaços educativos e de formação docente: algumas reflexões. Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC, v. 03, p. 05-23, 2014.
  • VILELA, D.. Contributions of the Linguistic Turn to mathematics undergraduate courses: A proposal for supervised training. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 4, p. 66-83, 2014.
  • VILELA, D.; DEUS, K. . Matemática, adjetivo: a demonstração pela ótica da cultura.. Horizontes, v. 32, p. 63-76, 2014.
  • Zanon, Dulcimeire Ap. Volante. Aprendizagens da docência reveladas em narrativas reflexivas por licenciados em Química. Ciência & Ensino (Online), v. 3, p. 18-31, 2014.